14 maio 2007

Cientologia? Mais uma religiao...

Estou a ouvir a BBC 5Live e estao a falar acerca da Cientologia na sequencia de uma entrevista polemica.

Parece-me mais uma religiao como qualquer outra. Com todos os seus defeitos, crencas extremamente improvaveis, ficcao cientifica, recolhem uma especie de dizimo, pressionam e ameacam quem discorda com eles, etc. E as suas beneces, as pessoas dizem que a religiao as ajudou na sua vida, e quem pode contrariar isso?

A mim, realmente so me faz especie usarem o termo Cientologia, a mim nao me parece suficiente o facto que de usarem uma metodologia para a ajudarem as pessoas seja suficiente para usarem um termo que os possa confudir com ciencia.

Para saber algo mais sobre cientologia: http://en.wikipedia.org/wiki/Scientology

Desculpem pela falta de acentos

A certo ponto a discussao parecia tender para a comparacao e a afirmacao de que a cientologia (religiao nao reconhecida no UK) seria pior ou menor do que as outras religioes, ao que o moderador muito bem se lembrou dum sketch no The Daily Show do Jon Stewart, em que a certo ponto se fala acerca da crenca da cientologia: Xenu, um lider extraterrestre da Confederacao galatica, ha 75 milhoes de anos trouxe bilioes de pessoas para a terra em naves espaciais. Tipo um bocado dificil de acreditar, "se ao menos tivessem um arbusto em chamas que fala, sempre seria mais credivel..."
Vejam o scketch: http://www.comedycentral.com/sitewide/media_player/play.jhtml?itemId=16763

Sem comentários: