11 abril 2007

Ética e Política

Qual a diferença entre a atitude ética e a atitude politica?

Ambas são formas de considerar o que temos que fazer mas a ética é acima de tudo uma perspectiva pessoal que cada individuo assume tendo apenas em atenção aquilo que é melhor para si em termos de vida boa, sem esperar convencer os demais de que é desse modo que se torna humanamente mais satisfatório viver. Em ética podemos dizer que o importante é estarmos de acordo com a nossa própria pessoa e termos a coragem de agirmos em consequência. Em contrapartida a atitude politica visa o acordo com os demais, a coordenação, a organização entre muitos do que a muitos afecta. Quando penso moralmente é só a mim que tenho de convencer, em politica, é imprescindível que convença ou me deixe convencer por outros. Em politica tenho que contar com a vontade de numerosos outros, motivo pelo qual é quase sempre muito difícil à ‘boa intenção’ dar um bom caminho e o tempo se revela um factor importante, capaz de desfigurar o que tinha começado bem ou de atrasar definitivamente o que queríamos alcançar. No terreno ético a liberdade do indivíduo resolve-se em puras acções ao passo que em politica se trata de criar instituições, leis e formas duradouras de administração… mecanismos delicados que nunca funcionam exactamente como esperamos, infelizmente! A decisão politica é aquela que mais agrada a quem decide. Não tem um valor moral nem tem necessariamente qualquer principio ético por isso as más políticas abundam.

Portanto e em conclusão, muitas das vezes eu pergunto-me porque a nossa sociedade dá tanto valor à política. Porque tanta gente é punida sem que no entanto tenha efectivamente prejudicado alguém. Porque em tantos países as injustiças e a corrupção perduram enquanto que o povo vive a sua vida como se ser bom cidadão fosse um dever em qualquer circunstância. Eu não sou anarca mas quase. Penso que só faz sentido eu abdicar de alguma liberdade para ser bom cidadão se a sociedade for benéfica para mim e para todos. Pois como eu gosto de dizer, quando a ordem é injusta a desordem já é um principio de justiça. Muita gente confunde política com moral ou ética e a realidade diz-nos coisas muito diferentes...a política nada tem de moral... só por acaso é que coincide pois acima de tudo a política espelha os interesses de quem toma as decisões.

1 comentário:

ouipas disse...

Talvez no dia em que a grande maioria da população tenha passado por um sistema educacional que a tenha feito reflectir sobre o assunto, como fizeste, os diversos agentes políticos se vejam obrigados a evoluir para uma democracia melhor.

ouipas