11 setembro 2006

QUEBRA CABEÇAS


Enquanto os leitores aqui do blog aguardam as minhas divagações filosóficas - e prometo muitas a curto prazo tendo por base as minhas leituras durante as férias - deixo aqui uns exercicios mentais para vocês pensarem e responderem : depois ponho as soluções.

Primeiro:

O Manel está á procura do patrão. O seu patrão tem um escritório luxuoso, com aquecimento, carpetes caras, obras de arte, e uma porta á prova de som que está sempre fechada. Normalmente o patrão não está, portanto o Manel abre a porta e ouve o relógio de parede dar uma badalada: o patrão não estava. O Manel deixa a porta aberta. Meia hora depois o Manel ouve o relógio dar uma badalada. Após outra meia hora ouve novamente apenas uma badalada. Após outra meia hora, pela quarta vez o Manel ouve apenas uma badalada. A secretária do patrão que esteve ausente todo este tempo mas que regressou agora, diz ao Manel que o patrão saiu pouco tempo antes do Manel ter ido pela primeira vez ao gabinete. O relógio bate um número de badaladas correspondente ás horas e apenas uma badalada ás meias-horas. A que horas o patrão saiu do escritório? (na pior das hipóteses… corresponde á hora a que o Manel abriu a porta)

(não esquecer o detalhe da porta á prova de som)

------

Segundo:

Um escultor chamado ‘Branco’, um violinista chamado ‘Preto’ e um artista chamado ‘Vermelho’ encontram-se num café. Um deles diz: ‘Eu tenho cabelo preto e vocês têm o cabelo vermelho e branco respectivamente, mas nenhum de nós tem a cor de cabelo correspondente ao nome’. O Branco responde: ‘ Tens toda a razão! ‘ – Qual a cor de cabelo do artista?


Sinceramente, aguardo respostas !

2 comentários:

Eduardo disse...

O artista tem cabelo preto.
Sendo que ninguém tem um nome igual à cor do cabelo, temos duas hipoteses:
Nome/Côr cabelo:
Preto , Branco
Branco , Vermelho
Vermelho , Preto
ou
Preto , Vermelho
Branco , Preto
Vermelho , Branco

Como o Branco confirma que ninguém tem a cor igual ao nome então o que ele vê é preto e branco, portanto, ele tem cabelo de cor vermelha, assim sendo a solução é:
Preto , Branco
Branco , Vermelho
Vermelho , Preto

Carlos disse...

exactamente..agora falta resolveres o outro enigma :)... é facil...e já agora esqueci-me de dizer que o patrão saiu para almoçar ;)