05 maio 2006

VEGETARIANOS


Nao sou vegetariano, e parece-me a mim que a maioria dos vegetarianos são-no por motivos morais.
Eu entendo a preocupação, mas se é errado aplicar-mos a moral apenas aos humanos tambem acho que nao é necessáriamente correcto aplicar a moral a todos os seres vivos. Penso que devemos respeitar a vida dos animais e garantir que vivam a sua vida com o minimo de perturbação possivel por parte dos humanos. Mas nao me venham dizer q a vida tem valor intrinseco pois eu acho q não! A vida por si só nao vale nada, cada um é que dá valor á sua vida e por isso faz sentido que consideremos que as especies mais inteligentes, capazes de dar significado á sua existencia, tenham um 'valor' superior pois a sua vida objetivamente nao vale nada, mas esse ser sabe dar mais valor á sua vida e vai sofrer mais se vir a sua vida ameaçada. Penso q o vegetarianismo não é uma solução para todos mas só para alguns, pois aquilo que é mais exequivel é melhorar as condiçoes de produção,transporte e abate animal. Da mesma forma que algumas sociedades indigenas se alimentam dos animais e ao mesmo tempo os respeitam pois sabem q a sua sobrevivencia depende disso, a sociedade de hoje tb deveria dar mais valor aos animais. Nós só prejudicamos alguem quando alguem se sente prejudicado, portanto no limite se conseguir-mos matar um animal tao depressa que ele nem se aperceba da situação nao o estamos a prejudicar. A moral é algo estranho... mas deixar de comer animais nao é condição necessária nem suficiente para acabar com o prejuizo que lhes causamos, pois por exemplo, ter animais de estimação em gaiolas, ou fechados em casa todo o dia é pior que come-los. Eu por exemplo sou contra a ideia de ter animais em casa pois acho que aquilo a q nós chamamos animais domesticos deviam ser educados a viver na cidade e a alimentar-se em determinados locais, e todos os cuidados de alimentação e saude dos animais ficava a cargo das autarquias...querem ambiente mais 'natural' q este? ... ser vegetariano e ter animais em casa nao faz sentido...ja se imaginaram a viver sozinhos toda a vida na casa de um extraterreste?... a morte nao é a pior coisa q nos pode acontecer na vida.


A proposito dos problemas morais da alimentação carnivora eu imagino que no futuro, com os avanços a nivel da engenharia genetica, seremos capazes de criar especies novas especificamente para alimentação. Deste modo imagino o dia em q serão criados animais 'burros que nem portas'...do genero: uma bola de carne a rastejar de forma aleatoria... imaginem uma galinha com a inteligencia de uma bacteria...acho q deste modo acabavam-se com estes problemas. Este aparente paradoxo moral faz-me lembrar o filme "matrix" em que os seres humanos são utilizados como alimento mas sem terem a minima consciencia disso....isto é imoral? nao! é irrealista? Penso que no futuro tambem nao... Claro que enquanto o futuro nao chega os vagetarianos têm uma causa (parcialmente :)) justa para lutar.

(para quem ficou chocado com o meu conceito de moral eu digo-vos que sou utilitarista: a moral nao pode ser um conceito absoluto... a moral deve-se basear na avaliação da causa-efeito de uma acção...nenhuma acção é boa ou má por definição; apenas podemos dizer q algo é imoral se essa acção prejudicou alguem, portanto tudo o q eu disse atrás faz sentido)

5 comentários:

Eduardo disse...

Canibalismo Tribal, Soylent Green, Matrix.
Muitos vegetarianos, a maioria escolheu esta forma de alimentação pois a alimentação omnivora tradicional (por tradicional quero dizer resultante da evolução dos hominideos), onde a carne de animais é incluida leva à morte dos ditos animais. Não causar sofrimento e tudo mais... Existem até facções mais radicais que advogam que não nos devemos alimentar de seres vivos (apenas fruta que cai da árvore,etc).
O vegetarianismo faz-me confusão pois existem algumas falhas na logica. Não alimentar-se de produtos derivados de animais? Mas então que mal faz à vaquinha tirar-lhe o leite para beber e fazer queijo. Qual é o problema de comer ovos? É aborto dos pintinhos? Vamos lá ver quantos dos vegetarianos são pró aborto...

Se a ideia é não fazer mal a nenhum ser vivo porque não comer os animais mortos de causas naturais, incluindo os humanos? Afinal, queixar-se é coisa que eles não irão fazer...
As ideias do vegetarianismo são muito bonitas mas não são naturais para o mundo em que vivemos.

Anónimo disse...

errado. os produtos animais fazem-nos bastante mal à saude, centenas milhares de estudos cientificos provam-no claramente, e isso apenas não é sabido largamente devido aos lobbies e interesses industriais q influenciam e controlam meios de comunicação. os ovos sao pouco maus e o peixe é o menos mau, e a carne e o leite são os piores,são os carrascos. digo todo o tipo de problemas passando por alergias problemas crónicos como hipertênsao colesterol osteoporose, indo atá aos cancros e até outras doenças mais complicadas q envolvem falência do sistema imunitário, incluindo a SIDA. o nosso corpo e a nossa saúde é 95% feita dakilo q todos os dias lhe damos para ele se alimentar. e não necessitamos de nenhum produto animal para nos nutrimos,está tudo no reino vegetal. e, q precisamos de leite para os ossos e q é saudável e tudo isso q ouvimos desde q nascemos, é das maiores mentiras deste século.
acreditem, tenho a certeza absoluta de tudo isto q digo. é um mundo vasto e admirável de mais,e ao mesmo tempo, tão pouco conhecido pelas massas populacionais.
Abraço
Igor Grave

Carlos disse...

ok...eu tentei apresentar a questao do vegetarianismo do ponto de vista moral. Estas-me a dizer q és vegetariano apenas por motivos de boa pratica alimentar? De certeza q nao tens nada a dizer acerca da perspectiva moral? E para alem disso eu duvido um pouco do que dizes... pois se nós somos naturalmente carnivoros entao é porque estamos adaptados a este tipo de alimentação...isso nao quer dizer q seja esta a melhor alimentação mas tb nao me convences q esta alimentação é prejudicial como dizes. Eu nao duvido q o vegetarianismo seja uma alternativa valida...o q eu nao concordo é q se apresente o vegetarianismo como a solução para os dilemas morais do presente no q respeita ao relacionamento do homem com a natureza.

Anónimo disse...

há bastante tempo q eu vim escrever akele comentário, e só hoje vim ler alguma reacção...

O pior e mais surpreendente de tudo é: eu sei q tudo q diss e digo é verdade...=/ não só pelos livros e artigos q já li,as palestras q já assiti...não têm conta as variadas fontes, incluindo pessoas q eu conheço pessoalmente q se curaram de problemas crónicos e doenças graves,fora as q eu sei haverem por esse país europa ásia e EUA q tb se curaram.
ok não falei na vertente moral não ,mas q é importantissima, visto q se polui o planeta das mais diversas maneiras,seja o ar, a água, as áreas q se ocupam e se destroem para a produçao em massa de produtos animais, gastam-se recursos e quantidades impressionantes como energia eléctrica, água potável, tudo para isso... não duvides do q eu disse, eu podia estar aki horas, a falar sobre nutrição, alimentação e saúde de todos os conhecimentos q tenho, podia falar de pekenas explicações sobr o funcionamento do nosso corpo no q diz respeito a muitos problemas de saude q temos e os alimentos q os potenciam, falar de diversos estudos sobr diferentes aspectos, incluindo osteoporose, cancro e SIDA..lê de novo o meu 1º comentário...nada q diss é mentira ou exagero. e deixa-me corrigir-te: não somos naturalmente carnívoros. temos a maioria dos dentes molares especializados na mastigação de alimentos vegetais, e mt poucos dentes caninos especializados em rasgar carne,por exemplo o nosso tubo digestivo tem todas as semelhanças com o dos herbívoros e poucas com as dos carnívoros, ou seja, é um tubo digestivo longo, com muitas "curvas" e buracos e reentrâncias, para manter o mais tempo possivel os vegetais nos intestinos para ser realizada com eficácia a quebra química das moléculas de vegetais, ( pq as células das plantas têm parede celular ao contrário das células animais, e pq têm tb celulose, altament demorosa de digerir )...qd isso acontece com a carne, ela acumula-se muito no tubo digestivo e tem tendência para manifestar akilo q acontece à carne...entra em putrefacção.agredindo as células das paredes dos intestinos,e provocando outras dezenas de reacçoes q eu nao sei explicar. esta é a razao pela qual em portugal morre tanta gente de cancro do cólon. (1º cancro q mais mata em portugal) outro exemplo e prometo q não vou aprofundar mais nada: as calorias q as pessoas comem nos fritos doces carnes e blablabla, supostamente isso faz engordar se não as gastarmos, mas isso só é assim com as calorias vegetais. pq os vegetais e os cereais integrais sao altamente ricos em açucares complexos (longas cadeias moleculares) e como tal contêm calorias e um nivel energético altissimo, mas ninguém engorda a comer vegetais...pq as calorias animais sao acumuladas como gordura, as calorias vegetais sao simplesmente...evaporadas nos poros da pele. não sei explicar o processo celular e químico como tal acontece,mas sei q é assim.
enfim...acredita q é um mundo q a maior part do mundo desconhece por motivos industriaias/financeiros.
e um pormenor, nao me refiro ao vegetaniarismo, refiro-me a algo parecido mas mt mais saudável, e q apenas não é só "não comer carne ovos e lacticínios", e q se chama Macrobiótica..;)
abraço

Carlos disse...

ok... escrevo aqui para perceberes que dei conta do novo comentário :)... pelo que dizes tu és vegetariano por motivos de saude: acreditas que é uma alimentação mais saudavel...ok... faz sentido... o que eu ataquei desde o principio no meu post foi os prossupostos morais que penso estar na causa de grande parte dos vegetarianos. Eu ja li a declaração dos direitos dos animais e qualquer dia faço um post sobre o assunto :) ...agora ando ocupado :)