04 abril 2006

ENVOLVER VS COMPROMETER


Numa palestra de seminário a que assisti a semana passada, sobre normas de qualidade e segurança, o orador muito engraçado contou a seguinte historia para explicar qual a distinção entre envolver e comprometer, no contexto do pessoal colaborador de uma empresa.
Era uma vez uma quinta com muitos animais: galinhas, porcos, burros, vacas, etc... e estes animais viviam felizes da vida pois os donos da quinta eram muito bonzinhos, davam-lhes de comer e nunca matavam nenhum animal. No dia em que os donos da quinta fazem anos de casados os animais resolvem fazer-lhes uma surpresa. Entraram em debate sobre o q iriam oferecer aos donos e a galinha sugeriu que se fizesse um jantar: bacon com ovos: moral da historia: a galinha está envolvida e o porco está comprometido.
Ao pensar nesta história apercebo-me que nós podemos estar envolvidos em vários projectos, colaboramos na realização desses projectos mas muitas das vezes não sentimos que a nossa realização pessoal passa pelo bom resultado do projecto como um todo mas apenas limitamo-nos a realizar a nossa parte sem verdadeiramente nos comprometer-mos.

Sem comentários: