10 dezembro 2005

AVIÕES DA CIA

Parece-me que se está a reagir com demasiado alarmismo ao facto de aviões da CIA sobrevoarem espaço aéreo português. Qual é o problema, aviões militares já o fizeram muitas vezes transportando sabe-se lá o quê, que no caso de um acidente causaria sabe-se lá quantos danos...
A questão de os aviões terem sido provavelmente usados para o transporte de suspeitos presos ilegalmente é já outra questão. Estamos a falar duma matéria séria de direitos humanos onde a hipocrisia por parte do campeão da liberdade seria um facto extremamente grave.

Se bem que no caso do terrorismo, a eventual necessidade de obter informações rápidamente pode desculpar (em minha opinião pessoal) certas medidas extremas, não é de todo admissivel que se colham todas as maçãs e se as esmagem para desocbrir se tem ou não minhocas lá dentro. É isso que infelizmente parece passar-se em Guantanamo e suspeita-se que se passe agora também com o transporte de presos pela CIA e a suspeita de entrega desses presos a países onde a tortura é praticada.
A minha opinião é de que é verdade, acontece, e há já muito tempo. Só não acontece nos USA porque de vez em quando até o governo dos USA tem de responder perante o seu povo e não seria nada conveniente efectuar a tortura in-doors.

Afinal quem mente?

"Rice said America does not practice torture or knowingly transport any detainee to a place "where he or she will be tortured." (fonte)

"I want an apology, and I want to know why this happened to me," (fonte)


O que nos deve preocupar é então a hipocrisia e a violação dos direitos humanos, algo que me custa muito constatar no país que deu ao mundo uma das primeiras declarações dos direitos do homem na forma da sua constituição.

Condoleezza Rice também referiu no seu discurso que a luta não é só dos USA e que todos os países lucram com a extinção da ameça terrorista. Devemos todos pensar bem nisso antes de repodiar qualquer acção dos USA. Eu já pensei e se é esta perda de liberdades e de respeito que é necessário para ter um mundo onde alguns terroristas são apanhados, então digo não Sra. Rice, NOT IN MY NAME!

Quando perdemos os nossos direitos para garantir o direito à segurança do nosso modo de vida, que modo de vida estamos afinal a salvaguardar?

1 comentário:

Carlos disse...

Quando a sociedade troca a liberdade pela ordem normalmente perde as duas coisas