09 novembro 2005

SENTIDO DA VIDA – A RELIGIAO

Compreendo perfeitamente q, tal como eu procuro dar uma explicação a tudo questionando aquilo q me rodeia, também há pessoas q necessitam fortemente de dar um sentido ás suas vidas não querendo acreditar q cada um de nós é apenas “mais um animal” neste pequeno planeta.

Mas a religião é capaz de dar esse tal sentido á vida? Tem alguma ponta de verdade? Para mim não! Para q serve deus? Deus não explica rigorosamente nada! O grande desafio dos tempos q correm é explicar a existência de vida inteligente. Mas se para explicar a vida inteligente dizermos q foi deus q nos criou então, se ainda por cima dizemos q deus é todo-poderoso e inteligente, estamos a pressupor a existência daquilo q precisamente queríamos provar: a existência de vida inteligente… o q é um absurdo. Quem criou deus? Se dizermos q deus é a causa primeira, então pq não dizermos q nós próprios somos a causa primeira? Ou a pai natal é a causa primeira? A esperteza do argumento seria a mesma.

Tendo isto em conta, sou ateu!

2 comentários:

CarLoS disse...

Se aplicar o mesmo raciocínio à força da gravidade tb chegará à mesma conclusão ;-)
A questão que levanta é bastante antiga e não faltam livros sérios sobre o tema. Não leia só os que vêem apenas um lado da questão.
Um abraço.
Boa leitura.

Carlos disse...

Isso nao é verdade. A força da gravidade é necessária para explicar aquilo q observamos e nao é a causa primeira. Sabemos que existem campos electricos e magneticos....a gravidade nao aparece do desconhecido.

Acreditar em deus nao é necessário. As religiões contam historias da carochinha sobre o assunto mas nada faz sentido...para quem se der ao trabalho de pensar. Quem criou deus? q motivos temos para acreditar em tal coisa? explique! muita gente é crente apenas por inercia.