14 novembro 2005

HOMOSSEXUALIDADE E ADOPÇÃO

Motivos pelos quais considero q os “bons costumes” são apenas preconceitos:

Em primeiro lugar, a prevalência social e cultural do modelo de família "pares homem-mulher unidos ao longo da vida para fins de reprodução e educação" é antropologicamente bastante recente.

Os seres humanos da idade da pedra eram muito provavelmente educados pela tribo ou horda. Só após o neolítico é que o modelo de família se terá aproximado daquele que hoje, de tão comum, nos parece "natural". Aliás, ainda existem grupos culturais em que não existem "casais", e alguns em que nem sequer se relaciona a cópula com a procriação (principalmente entre os aborígenes da Austrália e da Nova Guiné). Portanto, a família "par de homem e mulher" não foi sempre, nem será necessariamente no futuro a única forma de organizar socialmente grupos humanos. É uma construção social, e como tal sujeita a revisão/reconstrução.

Em segundo lugar, o facto de na nossa sociedade prevalecerem os tais "pares homem mulher" não significa que ser educado nesse contexto seja imprescindível para uma criança. Existem outros parâmetros, como a estabilidade profissional, a harmonia conjugal, o nível de rendimentos, a disponibilidade de tempo, o número de crianças no agregado familiar, etc.

Em terceiro lugar, os preconceitos face aos homossexuais, como os preconceitos racistas, são sobrevivências de um modo de pensar arcaico que foi mantido, em grande parte, pelas religiões.

1 comentário:

agent disse...

Muito bem argumentado e mais uma vez concordo ctg.
Já não tenho pachorra para ouvir a história de que a criancinha não é nenhum "laboratório de experiências" entre adultos e que precisa, para crescer em harmonia, de partilhar uma casa com pessoas de ambos os sexos! Bah! Como se a felicidade dela dependesse disso...