19 junho 2006

FIM DE SEMANA E O CINEMA EM CASA

Depois de dois exames que correram bem pior do que o esperado e como a vontade de estudar é pouca como de costume, gastei umas horas do fim-de-semana a ver uns filmezitos que trouxe da biblioteca... aliás... olhando para o histórico de empréstimos da minha conta da biblioteca a maioria absoluta são filmes :)... até parece que estou a tirar o curso de realizador :). Bem... detalhes á parte vi o filme De olhos abertos (Abre los ojos) de Alejandro Amenábar: é sem duvida um filme que fica na memória... achei excelente pois trata da história de um gajo que após ter ficado com a cara disfigurada num acidente de automóvel recorre a uma empresa de criogenia que garante, após a morte do cliente, congelar o corpo e mais tarde voltar a dar-lhe vida quando a tecnologia o permitir. Então o gajo assina o contrato com esta empresa e logo de seguida suicida-se. Mas isto só ficamos a saber no final do filme! E é surpreendente pois esta empresa ja existe :). Grande parte do filme relata uma história que é pura ficção e foi programada pela empresa que optou por lhe dar uma vida imaginária em vez de o acordar para a vida; só no final se descobre que era tudo mentira e então o tipo escolhe viver a sério...isto depois de saber que ja estava no ano 2115 ou coisa do género e que já seria possivel recuperar o seu rosto por completo. Essencialmente o filme questiona qual o valor da vida e afirma que o objectivo da vida é ser feliz... a vida não tem qualquer valor intrinseco... faz-me recordar o filme 'Mar adentro' do mesmo realizador, em que a moral da história vai dar precisamente ao mesmo... parece-me que este realizador tem uma ideologia muito semelhante á minha... tenho que pesquisar que mais filmes ele realizou :)

Sem comentários: