11 março 2006


CONTESTAÇÃO ESTUDANTIL EM FRANÇA

Pelo menos 40 universidades francesas, entre as quais a prestigiada Sorbonne em Paris, foram esta sexta-feira afectadas por greves ou bloqueios estudantis em protesto contra o novo contrato de trabalho para os jovens.

O conflito foi desencadeado pelo novo contrato de trabalho para menores de 26 anos e que permite aos empregadores despedir sem justificação durante um período de dois anos, contrariamente ao que diz o código de trabalho.

Muitas pessoas ao ver estas noticias, e a alguma desordem que está a provocar, até pode achar pouco civilizadas as atitudes dos estudantes mas eu até compreendo. Numa sociedade cada vez (e demasiado) mais competitiva e em constantes mudanças coloca boa parte da população com grandes dificuldades em ter uma vida estavel. Ter um vida estavel é muito importante pois nao basta ganhar bem se de um dia para o outro perdermos o emprego sem justa causa. É por estas e por outras que a população anda cada vez mais stressada e cada vez mais se consomem antidepressivos entre outras consequencias menos 'palpaveis'. Começo a acreditar que depressão é ou vai ser a doença do seculo.


Sem comentários: