13 janeiro 2006

RELIGIAO

A sociedade em geral condiciona os comportamentos segundo conceitos que também foram anteriormente condicionados. E, de uma maneira quase mecânica, o indivíduo vai-se tornando como um robot escravizado por conceitos discutíveis e muitas vezes disparatados, sem ter coragem de os questionar.

Há milhares de anos, as lendas, mentiras, mitos e costumes primitivos de uma pequena tribo de nómadas semi-selvagens foram reunidos e escritos em pergaminhos.

Ao longo dos séculos estes textos foram modificados, mutilados, truncados, floreados e divididos em pequenos pedaços que foram então embaralhados várias vezes.

Em seguida, este material foi mal traduzido para várias línguas e vários povos o adoptaram como a expressão da verdade, a palavra de Deus definitiva e irrevogável.

As religiões são responsáveis pela lavagem cerebral de milhões de crianças jovens demais para distinguir entre a realidade e as fantasias de sua comunidade.

Catedrais, procissões, cânticos e rituais podem deixar impressões duradouras nas mentes ainda em formação. Mais tarde, o desejo de pertencer a um grupo e o medo do ostracismo e isolamento mantêm-nas fiéis, evitando que encarem as suas próprias dúvidas, rejeitando-as como um comportamento socialmente inaceitável.

Deixo aqui de seguida duas citações de Richard Dawkins, provavelmente é o ateu mais conhecido do mundo e é biólogo. Entre outros, escreveu o livro “O gene egoísta” que fala sobre a evolução das espécies de uma forma muito interessante: recomendo que leiam.

"As pessoas defendem apaixonadamente a religião que receberam de seus pais. Defenderiam com igual paixão qualquer outra fé, possivelmente oposta, se tivessem nascido noutra família.

Religião não é uma escolha lógica mas o resultado de uma contaminação que depende apenas do acaso"

"A fé é poderosa o bastante para imunizar as pessoas contra todos os sentimentos de compaixão, clemência e humanidade. Imuniza até contra o medo, se elas honestamente acreditarem que morrendo como mártires irão directamente para o céu. Que arma! A fé religiosa merece um capítulo à parte na história da tecnologia de guerra, junto com o arco e a flecha, o cavalo, o tanque e a bomba atómica"

Sem comentários: